sexta-feira, 28 de março de 2008

Ministério Público denuncia juiz por exploração de trabalho escravo

Irregularidades foram constatadas na fazenda arrendada pelo magistrado


O juiz Marcelo Testa Baldochi, da 2ª vara da comarca de Imperatriz, foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão, por exploração de trabalho escravo na fazenda Pôr-do-sol, localizada no município de Bom Jardim. A denúncia foi oferecida pelo procurador-geral de Justiça, Francisco das Chagas Barros de Sousa, ao presidente do Tribunal de Justiça. O Ministério Público pede que a Justiça aceite a denúncia e instaure ação penal.

De acordo com a denúncia do MPMA, o relatório do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, do Ministério do Trabalho, realizou inspeção entre 12 e 19 de setembro de 2007, relatando elementos suficientes para embasar o fato, atestando a autoria e materialidade da prática do crime de exploração do trabalho escravo.

Entre as irregularidades constatadas pela equipe do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal, na inspeção, estão as condições precárias nos alojamentos, com tamanho insuficiente e sem banheiro; problemas nas frentes de trabalho e alimentação, com intervalo mínimo para o almoço e a ausência de água potável para o consumo; o não fornecimento de equipamentos de proteção individual e ferramentas de trabalho; a falta de assistência médica e de materiais de primeiros socorros.

As vítimas foram encontradas em condições semelhantes à de escravos. Além disso, foi constatada a servidão por dívidas, a retenção dos salários das vítimas e a exploração de um adolescente de 15 anos. Os empregados também não tinham carteira de trabalho assinada. Para executar o serviço na propriedade rural, as vítimas eram submetidas a jornada exaustiva e tinham a locomoção restringida.

Disponível em: Jornal Pequeno

http://www.jornalpequeno.com.br/2008/3/28/Pagina75686.htm

terça-feira, 25 de março de 2008

Brasil: 70% das águas de rios, lagos e lagoas estão contaminadas

A poluição tornou 70% das águas de rios, lagos e lagoas do Brasil impróprias para o consumo. É o que aponta relatório editado pela organização não-governamental Defensoria da Água, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A pesquisa, que traz dados do período 2004-2008, envolveu 423 pesquisadores, 830 monitores de campo e cerca de 1.500 voluntários, que identificaram 20.760 áreas de contaminação em todo o país. 
Em relação à primeira edição do documento, divulgado em 2004, a contaminação das águas superficiais cresceu 280%. “Nesse ritmo, se nada for feito, nos próximos quatro anos 90% das águas estarão impróprias para o contato humano, sendo que atualmente mais de 70% já é imprópria para o consumo”, diz o texto dos pesquisadores.
As principais causas da contaminação são atribuídas principalmente ao agronegócio e à atividade industrial. “Há uma falta generalizada de controle e de fiscalização da geração, da destinação e do tratamento de resíduos, sejam eles urbanos, de saúde ou residenciais”, avalia o secretário-geral da Defensoria da Água, Leonardo Morelli.
De acordo com o relatório da ONG, a mineração, a produção de suco de laranja e de derivados da cana-de-açúcar são “destaques negativos” pelos problemas ambientais provocados pelo descarte inadequado de resíduos industriais e pelas conseqüências sociais ligadas aos empreendimentos, como exploração de mão-de-obra e avanço sobre áreas indígenas.
O lançamento de esgotos diretamente nos rios e a exposição de resíduos em lixões também são apontadas como causas do crescimento contínuo da poluição das águas, principalmente em áreas urbanas.
“A existência de lixões continua sendo uma realidade irrefutável em mais de 4,7 mil municípios sendo que a deposição de resíduos sem controle ou proteção continua ocorrendo nas margens de cursos de água e proximidades de nascentes”, relata o texto. 
De acordo com o relatório, as 20.760 áreas de contaminação mapeadas pelos pesquisadores afetam diretamente cinco milhões de pessoas, além de outras 15 milhões de vítimas de impactos indiretos.

Com informações da Agência Brasil e da Elo Internet.

sábado, 22 de março de 2008

Há exatamente um ano era assassinado em São Luis o artista negro Gerô



Há exatamente um ano era assassinado em São Luis o artista negro Jeremias Pereira da Silva, o Gerô. O jornal O Imparcial traz na edição deste sábado uma matéria sobre o fato, mostrando como está hoje a família do músico, a impunidade dos policiais, que ainda não foram julgados, e o abuso de autotidade e o racismo como igredientes comuns no cotidiano dos cidadãos humildes.
Ver matéria em:
http://www.oimparcial.com.br/

terça-feira, 18 de março de 2008

O GOL 1000 DE MARCO JORGE


... E Marco Jorge atingiu a marca de Pelé e Romário.

Sábado, 15 de março de 2008. Pio XII parou para ver. A imprensa esteve presente. O jornalista Maurício Kubrusly, da Rede Globo, que apresenta o quadro “Me leva Brasil” no Fantástico, esteve na cidade para fazer a cobertura do evento.

O jogo foi entre Guarani Master e Flamengo de Bacabal. Jogando pelo Guarani, Marco fez o gol nº 1000 aos vinte minutos de jogo, cobrando pênalti. Depois ainda faria mais um gol, garantindo a vitória do Guarani, por 4 a 2.

E Marco marcou...

Com a paciência do bancário, que conta cada cédula, para não errar o troco do cliente, nem gerar uma diferença de caixa, Marco Jorge contou cada gol que marcou. E assim agiu pelo amor ao esporte, por amor ao esporte que simboliza a esperança de muitos brasileiros por dias de mais e maior amor a tantos que nessa terra têm como única alegria ver o gol acontecer, ver o time vencer, ver o país ser campeão...

E assim Marco marcou... Mas, bancário – não banqueiro – com a bola em jogo, nunca pensou em cifras, números... Pensou tão-somente na alegria do gol.

E, embora adulto, mas ainda jogando bola como um menino, resolveu ser professor – não de futebol, pois, até que ponto são ensináveis dribles, gingados, jogadas? Resolveu ser professor de português. Foi aí que descobriu que educar é tão estimulante quanto jogar futebol, embora tantas vezes pisemos na bola, não marquemos os gols desejados e nem sempre nos sagremos campeões...

Mas vencer um campeonato não é só levantar um troféu. É também ter a persistência de nunca desanimar no meio da disputa. De querer tornar mais belo o jogo – seja no futebol, seja na educação.

Marco oferece os seus 1.000 gols aos educadores que, longe de receber salários de times europeus, suam a camisa na persistência de querer tornar mais belo o ato de ensinar – persistência que teve Marco Jorge para chegar à sua marca histórica, nos mostrando que, seja no esporte, seja na educação – em qualquer atividade, podemos um dia ser ou Romário ou Pelé, se nos dedicarmos com persistência e amor.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Polícia Federal faz operação contra diplomas falsos. Maranhão é um dos estados investigados

Policiais federais realizam nesta sexta-feira uma operação em 14 Estados para combater a venda de diplomas falsos de ensino superior. De acordo com balanço parcial da Polícia Federal, um suspeito de envolvimento no esquema foi preso por volta das 7h. Para os trabalhos, a Justiça expediu 34 mandados de busca e de apreensão.

O suspeito, Tiago Francisco Vieira, 22, foi preso em casa, em Tangará da Serra (MT), e levado para depoimento em Cuiabá.

As investigações que levaram à chamada Operação Cola, apontam que entre os diplomas vendidos estão de medicina, fisioterapia, direito, enfermagem e engenharia. Cada documento custava, em média, R$ 1.800.

A polícia afirma que os clientes solicitavam a confecção do diploma por meio de um fórum de discussões na internet. Os diplomas eram fabricados em Tangará da Serra (MT) e enviados por Sedex, para todo o país.

Além de Mato Grosso, os policiais cumprem os mandados de busca em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão, Acre, Pará, Bahia, São Paulo, Rio, Minas e Paraná.

Com informações do Folha OnLine.

Um terço dos jovens não freqüenta ensino médio


Cerca de 12% dos brasileiros ainda são analfabetos, taxa que é quatro vezes mais alta do que a registrada na Argentina. Outros 30% da população são considerados analfabetos funcionais, por serem capazes de ler textos sem saber interpretá-los, e um terço dos jovens com idade entre 18 e 24 anos não freqüenta escolas de ensino médio.

Essas são algumas das conclusões da publicação "Anuário 2007: Qualificação Social e Profissional" divulgada quarta-feira, 12, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

De acordo com o estudo, as Regiões Sul e Sudeste concentram quase 50% das escolas de nível médio em todo o país e mais de 60% das matrículas. Já as Regiões Norte e Nordeste, seguidas de perto pela Centro-Oeste, registraram índices menores de 10%.

Para o diretor técnico do departamento, Clemente Ganz Lúcio, "se o país quer ter um desenvolvimento mais homogêneo, é fundamental que o ensino técnico e tecnológico do ensino médio seja implantado nessas regiões, para que essa população possa ter empregos de melhor qualidade e para que a economia possa ter um desenvolvimento diferenciado".

O estudo revela ainda que existe um grande contingente de desempregados, sobretudo nas áreas metropolitanas brasileiras, e que o tempo de desemprego de longa duração é, em média, de 30 a 50 semanas.


Com informações do Badauê On-line:

http://www.badaueonline.com.br/2008/3/13/Pagina28226.htm

e do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos:

http://www.dieese.org.br/

José Augusto Veloso é indiciado no inquérito que apura o roubo de tratores

José Augusto Veloso, prefeito de Bela Vista do Maranhão e filho do ex-prefeito de Pio XII Raimundo Nonato Jansen Veloso, foi indiciado pela Polícia Interestadual (Polinter) do Piauí no inquérito que apura o roubo de tratores e caminhões tomados em assaltos no nordeste do Brasil e vendidos até na Bolívia.

Além de José Augusto, outros três prefeitos maranhenses foram acusados de fazer parte do esquema: Francimar Marculino da Silva, o “Mazim” (Governador Newton Bello), Hemetério Weba (Nova Olinda) e José Uilson Silva Brito, o “Coreirinho” (Araguanã) foram indiciados no inquérito. Todos tiveram prisão pedida, na terça-feira, 11, pelo delegado da Polinter do Piauí, Francisco das Chagas Costa, o "Bareta".

Além dos quatro prefeitos, foi pedida também a prisão do vereador Aldoniro Muniz, de Santa Inês, e do ex-prefeito Antonio de Albuquerque Cabral, de Cuitegi (Paraíba).

De acordo com o delegado, todos os prefeitos maranhenses indiciados foram flagrados com enchedeiras roubadas pelo bando. O delegado concluiu que eles compravam as máquinas e depois as alugavam para as próprias prefeituras que comandavam. O aluguel variava de R$ 15 mil a R$ 20 mil mensais.

Segundo o delegado, o inquérito está "recheado de provas". Concluída a primeira parte dos trabalhos, o caso já está na Justiça.


Com informações do Potal AZ: http://www.portalaz.com.br/noticia/policia/100293

e do Agora Santa Inês: http://agorasantaines.com.br

segunda-feira, 10 de março de 2008

Ricardo, uma pessoa simples



Uma pessoa simples, talvez fosse essa a característica que todos mais admiravam nele. Não gostava de incomodar – seu silêncio guardava um mundo só seu. Impossível não gostar de alguém assim... Por isso ninguém tinha nada a reclamar dele.

Que bom, Ricardo, que você pôde conhecer bem o sorriso e o coração imensamente maternais de Gilnnes. Que felicidade, Gilnnes, que você pôde descobrir o menino que se escondia no íntimo de um corpo aparentemente forte – menino que talvez jamais se interrogou sobre os perigos do mundo... Assim, Gilnnes, você pôde saber que a bondade existe – a bondade ingênua de uma vida simples. E você, Ricardo, sem querer provar nada para ninguém, provou que podemos acreditar em dias melhores para esse mundo tão cheio de erros...

domingo, 2 de março de 2008

Falta apenas um gol para Marco Jorge se igualar a Pelé e Romário

Marco Jorge, um dos caderninhos em que anota os gols e detalhes de alguns dos jogos anotados no ano de 1987.


O bancário e professor Marco Jorge Braga de Oliveira está perto de completar uma façanha: falta apenas um gol para atingir a mesma marca já conseguida por Pelé e Romário: mil gols.

Natural de Pio XII, Maranhão, Marco Jorge joga futebol desde criancinha e já participou de vários torneios e campeonatos regionais. Mas, o fato de não praticar o esporte profissionalmente, dificulta a comprovação da marca que está prestes a atingir.

No entanto, desde os treze anos, Marco anota em um caderninho as partidas que disputou. Já tinha então a pretensão de chegar aos mil gols? “Não. Eu só vim conferir meus gols quando começou aquele negócio do Romário, perto de fazer os mil gols dele. Foi aí que eu vim conferir pra ver quantos gols eu já tinha feito”, disse Marco Jorge. Nos seus caderninhos estão anotadas inclusive partidas em que não marcou gol nenhum. E o jogo em que se espera o milésimo gol, quando vai acontecer? “Talvez no dia 15 de março”, responde Marco.

Milésimo gol será dedicado aos professores

Pelé dedicou o seu milésimo gol às criancinhas do Brasil, e Marco Jorge, a quem dedicará? “Eu vou dedicar aos professores, a todos os professores”.