segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A noite foi curta para tantos talentos





Na noite de sexta, 17, Pio XII conheceu alguns dos talentos do Centro de Ensino Newton Bello. A AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) lotou para conhecer as aptidões culinárias, poemas, desenhos, expressões corporais, habilidades musicais e dramáticas, experimentos científicos e apresentações de curiosidades matemáticas dos alunos do Newton Bello reveladas no I Festival de Talentos.

O evento é um marco na educação de Pio XII, por ser a primeira vez que um estabelecimento de ensino dedica um olhar aos talentos dos seus alunos, procurando conhecer os diversos tipos de inteligência que compõem o universo escolar.

Um dos trabalhos apresentados no I Festival de Talentos do Centro de Ensino Newton Bello foi o curta-metragem “Pequeno manual de boas maneiras na escola e na vida”, disponível no YouTube, no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=71RcZ8bw4w0

Ver mais no blog do Conselho dos Professores do Centro de Ensino Newton Bello:

http://www.conselhonewtonbello.blogspot.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Professores da rede estadual em Pio XII param amanhã em defesa do piso salarial nacional


Os professores da rede estadual de ensino no município de Pio XII param amanhã suas atividades. A paralisação faz parte das atividades do Dia de Mobilização Nacional, 16 de setembro, em que trabalhadores da educação de todo o país vão às ruas exigindo o cumprimento da Lei 11.738/2008, que estabelece como piso salarial nacional o valor de R$ 1.024,67, em todo o território nacional, o que não vem acontecendo em muitos estados e municípios brasileiros.

No Maranhão, a luta dos educadores também tem como meta defender o projeto original do Estatuto do Educador, em oposição à proposta apresentada à assembléia legislativa pelo governo Roseana sarney.

Segundo o professor Riba Andrade, representante do núcleo do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão) em Pio XII, os professores explicarão os motivos da paralisação em nota à população piodozense, a ser divulgada na Rádio Babaçu FM.   

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Centro de Ensino Newton Bello prepara-se para o I Festival de Talentos


Na próxima sexta-feira, 17, acontecerá o I Festival de Talentos do Centro de Ensino Newton Bello. Segundo os organizadores, o Festival objetiva detectar, estimular e divulgar os valores artísticos e intelectuais dos alunos do Centro de Ensino Newton Bello.

O evento acontecerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na próxima sexta-feira, 17, a partir das 18 horas.

O I Festival de Talentos do Centro de Ensino Newton Bello vai divulgar talentos nas áreas de:

Dança;

Canto/música;

Pintura/desenho/grafite;

Interpretação (vídeo);

Declamação de poesia;

Artes manuais/artesanato;

Arte culinária;

Criação textual (poesia);

Apresentação de curiosidades lógico-matemáticas;

Apresentação de experimentos;

Criação de vídeo (computador).

Segundo os organizadores do evento, "a realização do Festival contribuirá para o crescimento intelectual, afetivo, artístico e moral dos nossos alunos e familiares, afinal, conhecer os nossos alunos e desenvolver uma convivência dialógica e democrática com eles e suas famílias constitui uma das prioridades da escola-cidadã".

Lançado oficialmente o site "Sétimo Mandamento"

Foi lançado oficialmente ontem o site Sétimo Mandamento, que cumprirá um papel de agregador de informações sobre corrupção nas eleições maranhenses em 2010. Articulado pela Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Redes e Fóruns de Cidadania do Maranhão e outras organizações do movimento social no estado, o site, pretende a coordenação, quer reunir denúncias de cidadãos e cidadãs comuns.

A solenidade de lançamento aconteceu em um auditório da OAB/MA e contou com a presença de lideranças populares, jornalistas e professores. A mesa de trabalhos foi composta pelo secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão Ricarte Almeida Santos, o Pe. Jean Marie Van-Damme, representando a ASP/MA e a CNBB, o assessor jurídico das Redes e Fóruns de Cidadania do Maranhão Iriomar Teixeira, o juiz de direito Jorge Moreno, aposentado compulsoriamente pelo TJ-MA e pelo jornalista Itevaldo Jr., colaborador do Sétimo Mandamento.

“O Sétimo Mandamento surge inspirado numa experiência argentina, de monitoramento da vida dos políticos após as eleições. Lá eles acompanham, por exemplo, a evolução patrimonial de homens públicos. É nossa ideia fazer isso aqui também. O site não se encerra no período eleitoral, de que estamos a menos de 20 dias. Por hora, queremos demonstrar também, na prática, o grande peso do poder econômico na definição dos resultados eleitorais”, afirmou Ricarte.

Para Iriomar Teixeira, “mais uma vez os movimentos sociais do Maranhão assumem a dianteira na questão do controle social, da fiscalização das autoridades”, afirmou, evocando a recente experiência do Tribunal Popular do Judiciário, também realizada por um conjunto de organizações, com repercussão nacional e internacional.

Três desafios principais foram listados por Pe. Jean Marie: a manutenção do site – que dependerá de jornalistas e de agentes populares nos municípios maranhenses, que formularão as denúncias a serem colhidas, apuradas e veiculadas –, o acesso ao mesmo – o Maranhão é “campeão” em analfabetismo e exclusão digital – e fazer com que a própria população comece a ler e escrever. “O lançamento de uma ferramenta como o Sétimo Mandamento é muito importante por acontecer justo num momento em que os grandes meios de comunicação perdem sua credibilidade”, afirmou.

O juiz Jorge Moreno destacou o lançamento como “mais um momento de batalha na construção da democracia brasileira”. “Estamos a menos de 20 dias das eleições e acompanhamos diariamente os enormes desmandos da política local. É preciso meter o dedo na ferida, que é horrível. É preciso aprofundar o debate, chega desse esvaziamento, desse não dizer de como se liga a política eleitoral no estado. Chega do que é público ser tratado como privado”, protestou o jornalista Itevaldo Jr.

Antes de Ricarte Almeida Santos declarar oficialmente lançado o site Sétimo Mandamento, o jornalista Zema Ribeiro apresentou as diversas seções da página, conclamando os presentes a tornarem-se agentes multiplicadores, tanto formulando denúncias quanto motivando outras pessoas. Ao final, brincou: “Ninguém perguntou, mas eu vim com essa camisa do Dick Vigarista, pra dizer que bandido e pilantra só tem graça em desenho animado”.


Link original: http://setimomandamento.wordpress.com/2010/09/14/setimo-mandamento-lancado-oficialmente

[texto de Zema Ribeiro, da assessoria de imprensa da Cáritas Brasileira Regional Maranhão]

Matéria originalmente postada no blog Rico Choro, disponível no link abaixo:

http://ricochoro.blogspot.com/2010/09/setimo-mandamento-lancado-oficialmente.html

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cuidado com as suas escolhas

Faça uma lista dos candidatos que apresentam um plano de mandato.
Decepcionado?
Faça uma pesquisa sobre o histórico dos candidatos.
Continua decepcionado?
Quantos candidatos você conhece que continuam comprando votos?
Mais decepcionado ainda?
Cuidado com as suas escolhas.
Não vote em candidatos que não apresentam um plano (por escrito) de como vai exercer o mandato.
Não vote em candidatos desprovidos de ética e/ou que se aliam aos opressores do povo.
Não vote em candidatos que compram votos.
Create your own Animation

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Entidades maranhenses criam site para combater a corrupção eleitoral: "Sétimo Mandamento"


A CNBB Regional NE V, a Cáritas Brasileira Regional Maranhão, os Fóruns e Redes de Cidadania, a Associação de Saúde da Periferia (ASP) e um conjunto de outras organizações e parceiros/as resolveram criar o site Sétimo Mandamento, um observatório da cena político-eleitoral do Maranhão. O lançamento oficial do site ocorrerá na próxima segunda-feira, 13, na sede da OAB-MA.
Abaixo, a íntegra do texto que explica as razões da criação do site:

Car@s amig@s,

A sociedade brasileira vive atualmente um momento da maior importância. Embora exista um esforço da elite brasileira de vender uma ideia negativa da política, no sentido de afastar o povo das grandes decisões e da vida política, o processo eleitoral se constitui como um momento estratégico para o pronunciamento social, sobre os rumos do país e do Maranhão.

Ademais, nestas eleições, se decidirá sobre cargos importantes na vida da república e dos estados federados.

Pelo voto direto, em 2010, elegeremos o presidente da república, o governador do estado, decidiremos sobre dois terços da representação do Maranhão no senado federal; indicaremos pelo voto os nossos deputados federais e estaduais.

Nos marcos de um estado democrático de direito, eleições livres e transparentes, garantindo iguais condições de disputa para todos, são fundamentais para que a vontade popular possa ser plenamente expressa.

No entanto, considerando a estrutura política do Maranhão e sua atual conjuntura, com todos os seus vícios e desvios, manifestados de forma clara no processo eleitoral, urge um esforço conjunto da sociedade civil, em vista de construir mecanismos, tecnologias sociais de maior controle das eleições, em busca do aprimoramento da participação e valorização da grande política.

Na contramão dessa necessidade, temos observado, a despeito do que ocorre em todo o Brasil, certa desarticulação do Movimento Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral no atual pleito.

Por outro lado, é cada vez mais ostensivo o uso da máquina pública, a força do poder econômico se sobrepondo à vontade popular e à cidadania. Tem-se recebido um número cada vez maior de notícias dos mais diferentes municípios do estado, da deturpação generalizada do processo eleitoral.

A desarticulação só favorece, sem sombra de dúvida, a difusão de práticas de corrupção eleitoral, o que coloca em risco, por via de consequência, a democracia representativa e a elaboração de políticas públicas verdadeiramente efetivadoras dos direitos humanos.

No sentido de criar uma ferramenta social efetiva de controle e de denúncia dos desvios do processo eleitoral, a CNBB Regional NE V, a Cáritas Brasileira Regional Maranhão, os Fóruns e Redes de Cidadania, a Associação de Saúde da Periferia (ASP) e um conjunto de outras organizações e parceiros/as resolveram criar o site Sétimo Mandamento.

O Sétimo Mandamento será um aliado permanente de cada cidadão e cidadã, no sentido de acolher e difundir denúncias de corrupção eleitoral; do uso ilegal da máquina administrativa; de fazer circular informações sobre candidatos/as, seus programas eleitorais e as redes de alianças e parentescos; sobre a legislação eleitoral; de difusão e construção de saberes e de reanimar o combate à corrupção eleitoral e administrativa no Estado. Daí, inclusive, o nome Sétimo Mandamento.

Convidamos as organizações do movimento social do Maranhão e seus/suas cidadãos e cidadãs para participarem da solenidade de lançamento do site Sétimo Mandamento, dia 13 de setembro (segunda-feira), às 16 horas, na sede da OAB-MA, no Calhau.

O endereço do blog é:


domingo, 5 de setembro de 2010

Cema realiza gincana


O Centro de Ensino Jansen Veloso (Cema) iniciou sexta, 3, a sua Gincana Eco-Cultural. Os estudantes competem divididos em três equipes: verde (turno matutino), amarelo (turno vespertino) e azul (turno noturno). A gincana termina hoje, domingo. O blog Cemanário traz algumas fotos do evento: