quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Frente de Esquerda convoca educadores para lutar contra o golpe




Projeto do senador José Serra quer entregar o nosso petróleo para os capitalistas estrangeiros. E o que é que os educadores têm a ver com isso?

16 de agosto foi um dia de manifestações contra a presidenta Dilma e o Partido dos Trabalhadores. Porém, quem acha que tais manifestações são pelo fim da corrupção e pela moralização da política está redondamente enganado. Prova disso é que os atos não mencionaram o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, apesar dele ter sido citado na Operação Lava-Jato, envolvido no pedido de uma propina de 5 milhões de dólares.
Os atos pelo impeachment de Dilma escondem algo mais. Eles, de fato, representam uma campanha orquestrada pela direita mais inescrupulosa, que pede inclusive a volta da ditadura militar, e pelos capitalistas interessados em se livrar da presidenta para recolocar em prática os planos do PSDB de privatizar a economia nacional, principalmente na exploração do pré-sal. Não é coincidência que organizações que convocam os atos contra Dilma, como o “Movimento Brasil Livre” e o “Estudantes pela Liberdade” sejam financiados por empresas estrangeiras.
Como também não é coincidência que seja de autoria do senador José Serra, do PSDB, o Projeto de Lei nº 131/2015, que abre espaço para a exploração do nosso petróleo por empresas estrangeiras, o que pode levar à perda de 25 bilhões por ano referentes a recursos que deveriam ser investidos na educação para a efetivação do PNE (Plano Nacional de Educação). Se aprovado o projeto do PSDB, o PNE fica completamente inviabilizado.
Dessa forma, os educadores não podem ficar indiferentes à atual situação política nacional, em que setores da burguesia e da direita tentam dar um golpe contra o governo Dilma para facilitar a exploração das riquezas nacionais pelos capitalistas estrangeiros e retirar conquistas sociais que possibilitaram nos últimos anos a melhoria de vida dos mais pobres.
Educadores, não podemos ficar passivos. Com golpe e sem a efetivação do PNE, a educação brasileira sofrerá um grave retrocesso.
Participe do ato público contra o golpe e em defesa da democracia, na próxima quinta-feira, 20 de agosto, às 11 horas, na Praça do Gavião.

Pio XII, Maranhão, 18 de agosto de 2015.

Frente de Esquerda Contra o Golpe e em Defesa da Democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário