sábado, 25 de junho de 2016

Escola Nunes Freire lança livro com histórias do povoado Lagoa dos Crentes




Na tarde de ontem, 24/06, a escola Governador Nunes Freire realizou o lançamento do livro “Colhendo Histórias: histórias e causos do povoado Lagoa dos Crentes”. A obra foi publicada dentro do programa Mais Cultura nas Escolas e registra a memória de alguns dos moradores mais antigos do povoado Lagoa dos Crentes, na zona rural do município de Pio XII. A escola teve como parceiro cultural o professor Gilcênio Vieira Souza.
O programa Mais Cultura nas Escolas foi criado pela presidente Dilma Roussef em maio de 2013, com o objetivo de promover a circulação de cultura nas escolas e contribuir para a formação de público para as artes na comunidade escolar, por meio de parcerias entre as escolas, artistas e entidades culturais. Em Pio XII, o programa, dirigido pela Secretaria Municipal de Educação, tem como coordenadora a professora Valmilúcia Silva do Nascimento.
O trabalho realizado pela escola para a publicação da obra envolveu os professores, os alunos e as pessoas da comunidade cuja trajetória de vida confundem-se com a história do povoado Lagoa dos Crentes.
Através dos depoimentos, a obra permite reconstituir alguns dos momentos da história da comunidade e do município de Pio XII, como a construção da BR 316 e as mudanças pelas quais passou o povoado:
“Quando abriram essa estrada aí que vocês estão vendo, essa BR 316, nós morávamos lá por trás e logo o povo começou a fazer casa aqui beirando a estrada” (Maria Alves de Lima da Silva).
“Cheguei em 1967. Eram poucas casas, a Igreja Assembleia de Deus era bem pequeninha e de taipa, não tinha energia nem água encanada. Ah, não tinha também a escola. Cada professora ajeitava um lugarzinho na sua casa pra receber aquelas crianças” (Tereza Cavalcante França). 
Na próxima terça-feira, 28/06, às 14 horas, no Clube Drink Som, a Secretaria de Educação de Pio XII promoverá o evento de lançamento da obra na sede do município. 












4 comentários:

  1. parabéns professor pelo apoio nesse lindo projeto!

    ResponderExcluir
  2. Boa iniciativa, atividades assim fazem com que os alunos se aproximem cada vez mais da escola.

    ResponderExcluir
  3. Estão de parabéns... São de pessoas assim que o mundo precisa.

    ResponderExcluir